quinta-feira, 26 de maio de 2011

A questão dos comentários

Tenho sido forçado a "moderar" os comentários (ou seja, vendo-os primeiro antes de os deixar sair a público, ou não) por me chegarem alguns comentários insultuosos, sempre em coincidência com referências ao  presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro/representante dos investidores no empreendimento turístico do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica.
Isto impede, naturalmente, outros comentários.
Recentemente, optei por publicar um e depois retirá-lo e não publicar outro (que poderá ser do mesmo leitor, que se identifica como Zé das Caldas) por terem expressões injuriosas não contra mim mas contra terceiros. O leitor reagiu, aborrecido.
Os insultos que me são dirigidos, e as ameaças, estão ausentes destes comentários do leitor Zé das Caldas (e não era a ele que me referia). Considero que são "naturais", vindos de quem não gosta de vozes críticas.
As outras expressões não devem ser publicadas por respeito para com as leis aplicáveis e para com o bom senso, e porque estão dirigidas directamente a determinadas pessoas, bem identificadas.
Para mim, a luta política não tem espaço para expressões como "cacique", "famigerado", "aldrabão" e "banana". Nem para estas nem para outras do mesmo teor, claro. E independentemente de concordar, ou não, com algumas apreciações.
O leitor Zé das Caldas é sempre bem-vindo mas faça o favor de poupar nestas expressões.

1 comentário:

  1. Caro manguito ecológico,

    Não o tinha por muito susceptível. Mas, no fundo, em grande parte, terei que concordar com o manguito. De facto não há necessidade de baixar o nível. Claro que a defesa destes valores deveriam ser aplicados em qualquer situação. Porém, o caro manguito ao não ter a coragem de dar a cara, em grande parte, está a contribuir para esta situação…

    Dos termos que refere como caluniosos, o único que não há provas materiais é o de cacique, mas todos nós sabemos, e até o Paulo Portas proferiu essa palavra (aliás, que irritou bastante o presidente Costa), e ele, enquanto profissional da política, melhor que ninguém, saberá o que está dizer…

    Quanto ao aldrabão, é público e notório, e facilmente se arranjam provas escritas e materiais para testemunhar tal nome. Aliás, todos os dirigentes do partido que o caro manguito diz ir votar, se não é uma vez por dia, será dia sim, dia não, que o dizem.

    O banana, não vejo onde está a ofensa. Toda a gente sabe que um banana, é aquele que não sabe liderar e se deixa levar por um qualquer (o tal dos pelos púbicos) político melhor falante…

    Bom, quanto ao famigerado… essa, então, não sei o que dizer…

    Mas tudo bem. Se assim o quer, assim será. Porém, deixo-lhe um repto: será que é possível ao caro manguito retirar dos textos todas as palavras que considera ofensivas e publicar os meus comentários?

    Deixo os meus agradecimentos e a promessa que vou continuar a seguir o blogue e, sempre que haja matéria para comentar o farei com o nível mais alto que puder e/ou souber!

    ResponderEliminar