sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tasquinhas: um erro que faz vítimas

A Associação Cultural e Recreativa Arneirense voltou a ganhar o primeiro prémio de um concurso de contornos enigmáticos e com um júri sem nome que parece distinguir as várias associações que participam nas Tasquinhas. Segundo o Jornal das Caldas (que dá a notícia aqui, fazendo o panegírico das Tasquinhas e/ou do vereador Hugo Oliveira), o primeiro prémio do Arneirense (mais um em vários anos, sem que se saiba há quanto tempo) teve direito a insultos e o presidente desta associação nem quer, no próximo ano, que ela seja candidata a prémio.
Esta situação é gerada por um erro absurdo da chamada "Festa de Verão" (ou seja, as Tasquinhas) e que, aceitando como bom o conceito do "mega-restaurante" de Fernando Costa, devia ser evitado.
Fui, algumas vezes, à "tasquinha" do Arneirense, gostei e lembro-me de ter perguntado se o Arneirense era mesmo um restaurante. Se fosse, iria lá várias vezes. Fiquei a saber que não era mas retive sempre as suas qualidades. E o que, à falta de melhor, se pode considerar o profissionalismo dos seus dinamizadores. No conjunto, e isso é inevitável, o Arneirense contrasta com as "tasquinhas" de outras associações onde o esforço e a boa vontade não são suficientes para garantir bons pratos e um serviço correcto e agradável.
Temos, assim, dois pesos e duas medidas: o que é muito bom pode conquistar sempre um dos primeiros prémios e o que é, malgré tout, medíocre nunca lá chegará.
Isto demonstra que, mesmo no "mega-restaurante", o conceito das Tasquinhas está errado e que deve haver critérios mais claros para aos participantes. Para seu próprio bem. E já sem falar no júri sem rosto (mas faz parte da tradição das Caldas, pelos vistos) cujas decisões serão sempre mal recebidas se não houver uma responsabilização dos seus membros.
O Arneirense não merecia a polémica. E as associações que montam as "tasquinhas" e todas as outras que deviam estar presentes mesmo sem terem "tasquinhas", mereciam que as Tasquinhas fossem mais do que um "mega-restaurante".

Sem comentários:

Enviar um comentário