quinta-feira, 24 de março de 2011

Os investidores sem rosto do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica (4)

Há um site (aqui) sobre as actividades imobiliárias ligadas ao turismo que fornece informações interessantes sobre a “Silver Coast” (“Costa de Prata”), designação abrangente para a Região Oeste.
O site é animado por alguém que tem só o nome de David e que, sugerindo que sabe mais do que diz, responde a perguntas dos seus visitantes. E, em 11/09/2008, Jorge perguntou a David: “Tem mais informações sobre o resort que está a ser planeado para a Foz do Arelho?”
E David respondeu: “O Rainha Golf estava na fase final de aquisição de terras há alguns anos mas como muita da terra era de pequenas propriedades que pertenciam a pessoas que tinham emigrado, e que até já poderão ter morrido, estava a ser difícil identificar os actuais proprietários de alguns dos terrenos da Serra do Bouro (...) Um advogado que representa o projecto, Álvaro Baltazar da Silva Jerónimo, tem estado ocupado a tentar contactar algumas dessas pessoas. Ele é membro da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha.”
Em 31/10/08, David respondeu a Graciano: “se precisar de uma localização mais rigorosa para este empreendimento, pode obter algumas ideias no PDM de Caldas da Rainha, que está disponível na câmara local. Se não for o caso, talvez do advogado Álvaro Baltazar da Silva Jerónimo, que tem estado ocupado a tentar ocupar algumas das pessoas proprietárias das terras. É membro da Assembleia Municipal.”
Em 9/02/2010, Joe comunica a David: “Mr. Baltazar e eu temos estado a negociar propriedades que possuo onde o campo de golfe ficará localizado. Recentemente, tenho estado a tentar encontrar uma fonte de informação que me possa dizer quais eram os valores das propriedades em 2003 e em 2006. Isto pode parecer bastante invulgar mas tenho uma razão para o fazer.”
O site não indica, talvez por David não perceber a relevância da estrutura autárquica portuguesa, que Álvaro Baltazar Jerónimo é membro da Assembleia Municipal por ser presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro. E foi no seu escritório que nasceu a New World Investments (Portugal).
Mais recentemente, a “Gazeta das Caldas” dá mais algumas informações sobre a ligação de Álvaro Baltazar Jerónimo ao projecto, atribuindo-lhe também funções de representação da Claremont portuguesa.
Apesar disso, e como presidente da Junta de Freguesia, o advogado aponta possíveis “contrariedades” para a população que o elegeu presidente, adiantando que “as pessoas da freguesia se encontram 'relativamente cépticas' porque há muito tempo que se fala da construção deste empreendimento. Contudo, destaca que se trata de mais um passo para que este, daqui por algum tempo, se venha a concretizar. [Baltazar] refere ainda que uma das suas preocupações e de grande parte da população, era a de ali se criar uma zona exclusiva, fechada, como acontece nos resorts do Bom Sucesso. Contudo, das conversas que [ele] teve com a equipa projectista, considera que a acessibilidade está salvaguardada, até porque está prevista a manutenção dos percursos existentes e a criação de caminhos pedonais e ciclovias.”
Aparentemente não existe incompatibilidade entre a função de presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro (que, segundo a “Gazeta”, até é proprietária de quatro hectares de terreno) e a de representante e advogado dos investidores no empreendimento imobiliário que vai ocupar parte significativa da freguesia da Serra do Bouro.
Aliás, Álvaro Baltazar da Silva Jerónimo continua a exercer a sua profissão enquanto presidente da Junta de Freguesia e foi este blog a publicar o facto curioso de ser também representante da empresa brasileira Eurocasa (aqui), do Rio de Janeiro, que presta serviços de aconselhamento jurídico a brasileiros no seu país de origem e em Portugal (legalização). O site da Eurocasa é ilustrado com imagens de imóveis e moedas de euro, que enfeitam a fotografia de Álvaro Baltazar da Silva Jerónimo.

Amanhã: Muitos euros e pouca transparência no Plano de Pormenor da Estrada Atlântica

2 comentários:

  1. Então vamos lá tentar dar mais uma ajudinha ao bom serviço que "O das Caldas" está a prestar nesta matéria:
    1. - O Advogado Dr. Álvaro Baltazar não tem nem nunca teve qualquer função de representação institucional da empresa New World Investments;

    2. - As funções do Dr. Álvaro Baltazar limitaram-se sempre e só à intervenção, como Advogado e mediante o pagamento dos correspondentes honorários, ao apoio da NWI mas compras de terrenos que esta foi fazendo;

    3. - Convém recordar que a NWI é proprietária, no local de intervenção do Plano de Promenor, de mais de 250 parcelas, perfazendo mais de 100 hecatres, compradas ao longo dos últimos 15 anos e onde já investiu mais de 8 milhões de euros;

    4. - É verdade que o Dr. Álvaro Baltazar é, também, Presidente dJUnta de Freguesia da Serra do Bouro onde, de resto, a NWI possui apenas cerca de 30 parcelas e pouco mais de 8 hectares;

    5. - o "fenómeno" Claremont é recente (data de finais de 2009)conta com um forte e público envolvimento do Dr. Álvaro Baltazar, que tem aparecido, de facto, como seu representante;

    6. - Também a PLURAL apareceu (depois do final de 2009) a defender de forma extremamente agressiva os interesses da Claremont, contra as posições da NWI, decorrentes dos direitos sustentados na circunstância de se, de longe, o maior proprietário da zona;

    7. - Claremont, sublinhe-se, que apenas é proprierária cerca de 20 parcelas, todas dispersas, totalizando pouco mais de 6 hecatres mas cuja proposta de PdP mereceu, mesmo assim, os favores da preferência da Câmara Municipal, face à proposta apresentada pela NWI.

    ResponderEliminar
  2. O MP faz aqui um comentário bastante honesto e parece conhecer bem o papel do Dr. Álvaro Baltazar, mas há uma coisa onde não tem razão:O Dr.Álvaro Baltazar assinou escrituras de compra de terrenos como procurador da New World Investments, eu sei. Por isso representou esta empresa como procurador. Se ainda representa ou não, não sei.

    ResponderEliminar