segunda-feira, 21 de março de 2011

Os investidores sem rosto do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica (1)

O complexo turístico previsto para os 275 hectares da área nunca urbanizada delimitada pela Estrada Atlântica e pelas freguesias da Serra do Bouro e da Foz do Arelho com a designação de Rainha Golf and Spa Resort tem um custo de investimento previsto de 300 milhões de euros mas as duas empresas portuguesas, a Claremont e a New World Investments, que nele vão investir têm uma dimensão nacional muito discreta.
A Claremont Costa de Prata Developments Lda. é uma sociedade por quotas constituída em 23 de Novembro de 2009, com sede na Rua da Praça de Touros, nas Caldas da Rainha, com o modesto capital social de 5000 euros, o mínimo exigido por lei. Não tem empregados e indica como sócio-gerente Marc Finney, com uma participação de 100 euros no capital social, e, como gerente, Anthony Paul Laurent Jansen, este em representação da empresa-mãe. E esta empresa é a Claremont Silver Coast Properties, Ltd., que tem a quota maioritária de 4900 euros.
De maior dimensão em Portugal é a New World Investments (Portugal) – Sociedade de Administração de Imóveis. Foi constituída também em Caldas da Rainha mas em 1989 e é uma sociedade anónima que apresentou como capital social o valor de 208 mil euros.
O seu presidente é Roger Stanfield Salvesen Baden Powell que, tal como o vogal do conselho de administração Henry Edward Walter Baden Powell, representa a empresa-mãe, New World Investments. Esta empresa tem uma participação de 98 por cento no capital da empresa portuguesa, cabendo a um pequeno grupo os restantes dois por cento: Mark David Van Den Berg, o já citado Henry Edward Walter Baden Powell, Katherine Ann Sandeman McLaughlin e Dennis O'Sullivan.
Com uma quota de 832 euros, Dennis O'Sullivan já apareceu publicamente como presidente do Rainha Golf and Spa Resort em Outubro de 2006, a conversar com a vereadora Maria da Conceição Pereira.
A New World Investments (Portugal) – Sociedade de Administração de Imóveis tem como sede o número 16, r/c esquerdo, da Rua Engenheiro Duarte Pacheco, nas Caldas, e um só empregado.
Esta morada é a do escritório do advogado Álvaro Baltasar Jerónimo, o presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro, que tem tido uma intervenção muito activa em todo o processo do complexo turístico da Serra do Bouro/Foz do Arelho.

4 comentários:

  1. A curiosidade é má conselheira.

    Não te ponhas a investigar muito, ò Manguito, que ainda te magoas! Ainda alguém te afoga quando voltares a ir à Foz tomar banho...

    ResponderEliminar
  2. Nao admira o tanto interesse nesse empreendimento.Mas,claro que os interesses da freguesia ,vem em primeiro lugar......lol

    ResponderEliminar
  3. Desculpem minha ignorancia nesta materia,mas gostaria de saber como empresas desta magnitude,e tbm certos ditos capitalistas,aparecem aqui neste projecto,com capital social e quotas,com um valor irrisorio,relativo ao valor do empreendimento.

    ResponderEliminar