domingo, 6 de março de 2011

Misérias da Estrada Atlântica

A agradável extensão de estrada que liga a Foz do Arelho a Salir do Porto, com vista para a baía de São Martinho, e que permite apreciar uma grande parte da costa atlântica, avistando as Berlengas e mesmo Peniche, teve, em tempos, três restaurantes (um deles, bem simpático, era o Jotemar na sua versão inicial). E não é necessário dizer como isso era importante como pólo de atracção dessa zona da costa.
O Jotemar mudou de gerência e deixou-se degradar sob todos os pontos de vista. Ainda esteve com obras iniciadas (que bem precisava) mas tudo parece ter parado e, agora, fechou mesmo. Mais perto da Foz do Arelho, o Talefe já na prática tinha fechado ao público e a família que aí vivia foi-se embora. O que restava, a caminho de Salir do Porto, mudou várias vezes de nome (e de gerência), foi o enigmático CarMen's e é agora o não menos enigmático Secretus Bar.
O negócio da restauração está mau, em numerosos domínios, e é difícil, mas não impossível, atrair clientes e fixá-los, em especial quando o local (de acesso fácil, estacionamento sem problemas e quase vista para o mar, nestes três casos) a isso se propicia. Não haverá, no entanto, quem queira arriscar?
É o que não me canso de dizer: há que apoiar e ajudar os restaurantes que o merecem e não fazer "concursos de gastronomia" sem interesse público rigorosamente nenhum.

1 comentário:

  1. Gostaria de partilhar uma cena que se passou comigo num desses restaurantes da estrada atlantica (o 2º no sentido Foz>Salir não me recordo o nome).
    Organizei um passeio de btt entre os meus amigos, uns vindos de Lisboa outros de Aveiro outros dali e outros de acolá..., eramos certamente uns 30, decidi mostrar o que de melhor tem a nossa zona, e decidi a meio pararmos nesse tal restaurante para lancharmos, o que qconteceu é que fomos literalmente corridos pelo dono do estabelecimento, pelas palavras dele as bicicletas a porta significava perca de clientes, escusado será de dizer que acabamos por pagar o que estavamos a consumir e abandonamos o local, afinal aquele senhor tem a barriga cheia. Foi a ultima vez que entrei naquele ""estabelecimento"".

    ResponderEliminar