quarta-feira, 23 de março de 2011

Os investidores sem rosto do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica (3)

O projecto de empreendimento turístico para o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica, que envolve um investimento de 300 milhões de euros para alterar todo o actual perfil de 275 hectares de uma zona natural que não era urbanizável, envolve também alguns parceiros nacionais.
Um deles é a empresa Plural - Planeamento Urbano, Regional e de Transportes, Lda. Fundada em 1990, apresenta-se no seu site como empresa de estudos e projectos, desenvolvendo a sua actividade “nas seguintes áreas de especialização principais”: ordenamento do território, urbanismo, arquitectura, planeamento estratégico e desenvolvimento regional e local e ambiente.
Tem sede em Carcavelos, nos arredores de Lisboa (numa moradia da qual só se vê o primeiro piso com janelas fechadas no site). No site existem “notícias” sobre alguns projectos aprovados e links para vários outros. É matéria sobre a qual existe bastante informação, tal como sobre os seus clientes.
Que são muitos: 12 entidades da administração central e regiões autónomas, 70 autarquias (mas não Caldas da Rainha), 10 empresas de consultoria e projecto e 80 “outras entidades”. É entre estas que figura a New World Investments (Portugal), uma das duas empresas que canalizam os investimentos de 300 milhões de euros para o projecto das Caldas.
Mas se até aqui a informação sobre a Plural é abundante, ela fica rarefeita quando procuramos saber quem são. Há um “perfil” da empresa, há uma “gerência”, há um “corpo técnico” e, até, um organigrama. Mas não se encontra um único nome, um único rosto, um único perfil, um único currículo. Apesar de os seus negócios envolverem mais de centena e meia de clientes, os dirigentes da Plural mantêm um anonimato peculiar. Não sabemos quem são.
E, no caso do projecto para o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica, apesar da sua dimensão, também permanecem desconhecidos. Não fogem à regra que, como vimos, caracterizam a New World e a Claremont.
Quem, no entanto, se mostra sem complexos é outro dos parceiros nacionais daquilo que já apareceu com o nome de Rainha Golf and Spa Resort. Dele falaremos amanhã.

Actualização - Um comentário (publicado no respectivo espaço) traz-nos uma informação pertinente, que agradecemos: "(...) a Plural é apenas uma empresa prestadora de serviços na área da arquitectura e do urbanismo, tendo sido contratada em 2006, pela New World Investments (NWI) para elaborar o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica/Foz do Arelho, no âmbito de uma parceria estabelecida entre esta empresa e a Câmara Municipal.
A Plural é uma empresa com um currículo assinalável no meio em que exerce a sua actividade, conta com uma vasta equipoa de colaboradores e é liderada pelo Arq. Luís Rebolo. Na altura desta contratação e até Maio de 2008, todo este processo foi liderado por Denis O'Sullivan, na qualidade de Administrador da NWI."

1 comentário:

  1. Aplausos para a importância da intervenção cívica d'O das Caldas. Muito bem.
    Alguns esclarecimentos: a Plural é apenas uma empresa prestadora de serviços na área da arquitectura e do urbanismo, tendo sido contratada em 2006, pela New World Investments (NWI) para elaborar o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica/Foz do Arelho, no âmbito de uma parceria estabelecida entre esta empresa e a Câmara Municipal.
    A Plural é uma empresa com um currículo assinalável no meio em que exerce a sua actividade, conta com uma vasta equipoa de colaboradores e é liderada pelo Arq. Luís Rebolo.
    Na altura desta contratação e até Maio de 2008, todo este processo foi liderado por Denis O'Sullivan, na qualidade de Administrador da NWI.

    ResponderEliminar