quinta-feira, 2 de junho de 2011

«O plástico fica para trás e o ambiente que se lixe»

O senhor João Manuel, que se identificou por e-mail, enviou uma resposta a esta minha nota que aqui se publica com igual destaque e apesar dos termos empregues:

«Estas fitas foram colocadas para marcar um percurso de BTT (desporto ecológico), praticado por amantes da natureza, e organizado por pessoas que querem divulgar as belezas naturais da nossa região. A prova realizou-se no Domingo 29-5 e teve uma extensão de 80 Km. Aquando da marcação, em várias situações retirámos lixo depositado no percurso, porque não quisemos que os participantes da prova que se deslocam de vários pontos do País tomassem conhecimento de alguns atentados que se fazem aqui nas nossas matas. Começámos a retirar todas as marcações na segunda-feira 30-5, mas dada a extensão da prova esta tarefa só foi integralmente concluída na 4ª feira cerca das 23.30h. A sua "censura pública" foi extemporânea, desnecessária, caluniosa e reveladora de uma ausência completa de conhecimento do que está a comentar. Apenas demonstra vontade de "maldizer" - Nunca contactou a organização do referido evento, para se informar antes de caluniar! O nosso comportamento em relação à limpeza do percurso foi EXEMPLAR! A "Gente"( utilizando os seus termos) que organizou a prova doou parte da receita à instituição «Acreditar» que apoia/cuida de crianças vitimas de cancro. A Empresa (Polisport) que nos apoiou nesta organização, fê-lo com o nosso compromisso, de que o percurso ficaria totalmente limpo num prazo de 4 dias, tarefa que cumprimos com brio! Teremos todo o prazer em que nos acompanhe nestes 80km, quando mais lhe convier a fim de verificar a veracidade do que aqui escrevemos. Atenciosamente BTTeimosos.»

Espero que sim, que os plásticos tenham sido todos retirados. A cor vermelha foi escolhida em função do tom irado da resposta.

[Já depois de publicada esta nota, e de o ter comunicado ao senhor João Manuel, este acrescentou o seguinte, por e-mail, que se reproduz na íntegra: «Agradeço a sua Resposta, no entanto acredite que o tom jucoso da mesma não me tira do sério, no entanto só me parece que o Senhor se excedeu na critica, só a aceitava se tirasse a fotografia oito ou quinze dias depois da data do evento, no entanto e como tenho a certeza que o Senhor nunca fez parte de uma organização fosse do que fosse, vou explicar-he uma coisa:
Começamos a organizar o evento em Dezembro de 2010, na semana que antecedeu o dia 29 passamos 4 noites seguidas quase sem dormir para termos tudo em condições para poder receber os cerca de 500 participantes, na segunda- feira começamos a limpar o terreno,se fizer o percurso na integra vai ver que não encontra por exemplo uma garrafa de água no chão e foram consumidas cerca de 2000, porque uma coisa que tenho a certeza é de que preservo muito mais a natureza que o senhor porque disfruto dela e quero que os meus filhos  tambem o façam, quanto ao Senhor dá-me ideia que só a utiliza para escrever no seu blog para criar mau estar nas pessoas. O tom baixo e gozão com que escreveu no seu blog só demonstra tratar-se de um individuo de baixo caracter e acredite que não me tira o sono.
»]

4 comentários:

  1. Este blog só pode ser de algum palhaço que não sabe dizer nada de positivo pelo que se faz no Concelho de Caldas da Rainha. Não pertenço a nenhum clube de btt mas adorei ir ao passeio realizado pelos "BTTeimosos" ( nem ler a assinatura do grupo este burro sabe, chamou-os de os teimosos). Acho que antes de se falar sobre qualquer coisa se deve saber do que se trata e em vez de andar para aí a mandar bocas parvas, feche este blog de m...erda e dedique-se à agricultura. Pelo que vi nada lhe agrada, deve ser mesmo um triste.

    ResponderEliminar
  2. Caro manguito ecológico,

    Admito que a “censura pública” tenha sido extemporânea. Porém, convenhamos que, apesar dos 75 km de extensão do percurso, 3 dias para a limpeza do mesmo é algo excessivo. Não custava nada se houvesse dois atletas “vassoura” que no próprio momento, para além de darem apoio aos últimos, iam retirando as famigeradas fitas…

    A extemporaneidade da “censura pública” dá-se porque não é raro que organizações (?) similares tenham comportamentos que deixam muito a desejar à natureza… se percorrerem um pouco aqueles caminhos vão ver imensas fitas já sem cor face aos meses que ali estão…
    Todavia, há que reconhecer que esta organização demonstrou que está ao lado e em defesa da natureza em geral, e da sua região em particular. Desde logo, quando no seu regulamento, no Artigo 30º, diz o seguinte: Todas as práticas e condutas impróprias com o meio ambiente e a natureza, serão punidas com a desclassificação do atleta. Depois, não só recolheu todas as fitas e garrafas dos abastecimentos, como também outros objectos colocados ali sorrateiramente pela calada da noite naqueles caminhos por, esses sim, energúmenos e gente sem escrúpulos…

    Quanto ao BTT ser um desporto ecológico e praticado por amantes da natureza, não tenho dúvidas no desporto, mas já quanto aos praticantes, tenho alguma dúvidas… Quanto aos cerca de 5oo participantes, não é bem assim. segundo a classificação, participaram 260 atletas. Dizer também, que o valor das inscrições foram 12 €, o que, convenhamos, não foram propriamente baratas! Vá lá, do mal o menos, ficámos a saber que uma parte (?) reverteu a favor duma instituição de solidariedade social! Os meus parabéns por isso!

    Zé das caldas

    ResponderEliminar
  3. Manguito Ecológico, e se fosses pó caralho?!

    ResponderEliminar
  4. De ecologico não tem nada, apenas tira fotografias do lixo e não apanha nenhum, porque se o apanhar deixa de ter do que falar. Não passa de uma pessoa de baixo nível que pensa que é alguém importante porque sabe escrever num blog.
    Vai-te encher de moscas, burro.

    ResponderEliminar