segunda-feira, 6 de junho de 2011

E agora as eleições autárquicas

Dentro de dois anos haverá eleições autárquicas. E muitos dos actuais presidentes, em vários órgãos de poder autárquico, não poderão voltar a concorrer.
Realizando-se a meio da presente legislatura (2011 - 2015), as eleições autárquicas vão servir para confirmar a preponderância do PSD ou para o derrotar. E vão apanhar o PS num período de transição, com um líder eventualmente transitório, que precisará de uma vitória (nas autárquicas e nas europeias de 2013 e/ou nas presidenciais e nas legislativas de 2015).
O PSD, que viu confirmada a liderança de Pedro Passos Coelho, deve começar a preparar, urgentemente, as eleições autárquicas, por muito que se mantenha, ou não, a divisão político-administrativa do país. Se não o fizer, corre o risco de uma derrota que vai destruir a brilhante vitória deste domingo.

7 comentários:

  1. Diz o caro manguito ecológico:

    “Dentro de dois anos haverá eleições autárquicas. E muitos dos actuais presidentes, em vários órgãos de poder autárquico, não poderão voltar a concorrer.”

    Não será o caso do presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro/representante dos investidores no empreendimento turístico do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica.


    “Realizando-se a meio da presente legislatura (2011 - 2015), as eleições autárquicas vão servir para confirmar a preponderância do PSD ou para o derrotar. E vão apanhar o PS num período de transição, com um líder eventualmente transitório, que precisará de uma vitória (nas autárquicas e nas europeias de 2013 e/ou nas presidenciais e nas legislativas de 2015).”


    Em face disto, vai ser curioso como é que o caro manguito ecológico vai votar… Claramente PSD na Câmara municipal e Claramente PSD na Assembleia Municipal. Na Assembleia de Freguesia, das duas uma: ou em branco, ou no velho sistema que os comunistas usaram para votar Mário Soares, tapa a “cara” do presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro/representante dos investidores no empreendimento turístico do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica (neste caso será ter um ataque de amnésia naquele momento e engolir o sapo!), e votar PSD!...


    “O PSD, que viu confirmada a liderança de Pedro Passos Coelho, deve começar a preparar, urgentemente, as eleições autárquicas, por muito que se mantenha, ou não, a divisão político-administrativa do país. Se não o fizer, corre o risco de uma derrota que vai destruir a brilhante vitória deste domingo”

    Vai ser bonito vai!...

    Entretanto no domingo, ainda se revelaram 25 comunistas numa terra onde o direito de opinião e a defesa dos direitos e segurança dos fregueses (especialmente os não autóctones) é permanentemente posta em causa: 11 CDU; 10 BE; 2 MRPP; 2 POUS. Nestas circunstâncias não se pode dizer que tenha sido uma má votação….

    Zé das caldas

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé das Caldas, as suas observações e a sua curiosidade são legítimas mas devo dizer-lhe que não tenho o problema a que, pertinentemente, se refere. É que não sou residente na Serra do Bouro (embora esteja praticamente na "fronteira", a uma distância suficiente para ter ouvido os foguetes...) e na freguesia onde de facto resido não tenho o dilema a que se refere. Mas, é claro, na Serra do Bouro não votaria, como adivinha, no PSD...

    ResponderEliminar
  3. O manguito mora na Serra. É verdade. Parece que ele tem um defeitozito igual ao do Sócrates, só fala verdade quando se distrai.
    Não vai ter de fazer a palhaçada que fez nas últimas autárquicas porque o tal presidente da Junta de que ele gosta muito não se pode recandidatar, por causa da lei de limitação de mandatos (está no terceiro.

    ResponderEliminar
  4. 1 - Não moro na Serra do Bouro nem em serra nenhuma.
    2 - Nas eleições autárquicas de 2009 entrei na assembleia de voto, na cabina de voto, preenchi o boletim de voto e introduzi-o na urna de voto. Na freguesia em que moro. Acho curiosa a expressão "Não vai ter de fazer a palhaçada que fez nas últimas autárquicas" e seria interessante ela ficasse bem explicada.
    3 - O "tal presidente da Junta" merece a minha reprovação ética, institucional e social. Como muitos outros autarcas. Mas não resido "na Serra" (expressão que usa o "tal") para poder expressar a minha reprovação com a eficácia do voto.
    Veja se percebe bem o que eu escrevo, senhor presidente...

    ResponderEliminar
  5. "Não vai ter de fazer a palhaçada que fez nas últimas autárquicas..." - Será que alguém andou a abrir a urna dos votos, quando alguém votou, para ver se estava alguma coisa a mais ou a menos no boletim de voto, violando o sigilo do acto eleitoral? Que coisa tão estranha... Vale tudo, agora?...

    ResponderEliminar
  6. Como todos sabem ou pelo menos deviam de saber, a urna é aberta antes do inicio do acto eleitoral e verificada por todos os membros da mesa, que é composta normalmente por representantes de varios partidos, e só é novamente aberta no fim do acto eleitoral. Quem já esteve nas mesas de votos sabe que há sempre votos nulos, os que votam em todos, ou que fazem bonecos, ou outros desenhos. e como estamos numa aldeia pequena, onde as pessoas já se conhecem bem, dá sempre para tirar pela pinta do bicho, quem foi o artista. Mas nas proximas eleições como já foi referido, o sr. manguito ja pode votar normamente, o seu amigo de estimação não se pode recandidatar.

    ResponderEliminar
  7. Em resposta a este comentário, que deve ser aplicado a alguém que votou (convencido de que o voto seria secreto) na freguesia da Serra do Bouro, ele vai ser remetido à Comissão Nacional de Eleições para os devidos efeitos, visto que pode estar em causa o carácter confidencial dos votos dos eleitores dessa freguesia. Talvez o senhor presidente precise de mais um processozito...

    ResponderEliminar