sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plano de Pormenor da Estrada Atlântica: a Assembleia Municipal não ficou convencida

No seu habitual relato dos trabalhos da Assembleia Municipal, a "Gazeta das Caldas" publica hoje com mais pormenores a notícia sobre a aprovação do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica e é interessante, com base no publicado, retirar alguns apontamentos sobre o voto favorável da Assembleia Municipal.
Aprovado apenas com as abstenções do PCP e do BE, o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica continua a arrastar atrás de si uma bela colecção de dúvidas. Como a seguir se assinala:
1 - "Um projecto desta natureza, só por si, não vai resolver as dificuldades do concelho, mas reconhece que dadas as características de excelência do local, poderá assumir um papel mobilizador, se o projecto for acompanhado por uma estratégia complementar e integradora, nomeadamente nas vertentes do termalismo, saúde e bem estar, ambiente, cultura, emprego, coesão social, divulgação e incremento da produção dos produtos locais e regionais", disse Mário Pacheco (PS).
2 - "Sobre a sustentabilidade de um empreendimento deste tipo deverá ser tido em conta, na opinião dos socialistas, a envolvente, aglomerados urbanos da Foz do Arelho e da Serra do Bouro e também a Estrada Atlântica, reactivando um plano de integração e desenvolvimento destes lugares."
3 - "O PS defende ainda que o município deve desenvolver e consolidar relações amistosas com os pequenos proprietários, de forma a envolvê-los e não a excluí-los de todo o processo, e dar grande relevo ao equipamento cultural para este seja um pólo de atracção para outro tipo de visitantes."
4 - Fernando Rocha (BE) disse ser "impossível analisar todo o volume de documentação entregue num curto período de tempo".
5 - Fernando Rocha disse também que “os maiores entusiastas deste projecto dizem que não é  um problema do município mas sim dos seus promotores privados, mas creio que há o risco de estarmos a falar de um empreendimento inacabado, que se venha a transformar numa cidade fantasma.”
6 - "O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Horta, vê com bons olhos o plano, cuja grande parte da área está na sua freguesia. Considera que o tempo que vai demorar a executar o projecto permitirá que sejam alteradas algumas coisas necessárias. Também ele defendeu que o campo de golfe seja logo construído para não correrem o risco de 'ficar com apartamentos e hotel no meio do nada'".

Nota: Para ler tudo o que escrevemos neste blog sobre o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica, faça clique no campo "Plano de Pormenor da Estrada Atlântica" nas Etiquetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário