terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sabe onde estão os seus filhos?

Uma das coisas que mais confusão me faz quando circulo nesta cidade é ver as manadas de carros que se acotovelam diante das escolas à hora da saída para recolher os seus alunos que, na maior parte dos casos, já não crianças nenhumas.
Pais, mães, avôs, avós e sei lá que mais param em tudo quanto é sítio, em segunda fila e em passagens de peões, nos passeios e seja lá onde for, e aí ficam à espera. E não são apenas os jovens que vivem em locais mais afastados do centro da cidade onde os transportes públicos não chegam. São jovens que, às vezes, até moram a cinco ou dez minutos a pé da escola e que, apesar disso, lá têm motorista à espera no fim das aulas.
É um movimento que, perante o completo desinteresse da PSP, o aborrecimento de quem quer passar ou estacionar e dos motoristas do Toma que ficam com os autocarros imobilizados, demonstra a impressionante anti-sociabilidade dos familiares das "crianças" que, possivelmente, lhes é transmitida como valor.
Mas não é só isso que se torna irritante. É que - e possivelmente na maior parte dos casos - os adolescentes recolhidos à porta da escola com tanto desvelo, como se fossem crianças a saírem do pré-escolar, não vão para as suas festas e para as discotecas que frequentam e consumir o que consomem com esses bem-intencionados familiares.
E se podem ficar muito tranquilos por os verem sair da escola sãos e salvos não se percebe por que motivo não têm a mesma preocupação quando "os miúdos" vão para "a noite".
Será por hipocrisia ou por estupidez?

1 comentário:

  1. Aproveito este tema, sobretudo a parte de irem buscar os filhos à escola para fazer um apelo ao bom senso e ao dever do respeito uns pelos outros no que concerne ao estacionamento, enquanto esperam pelos filhos à saída da escola. Neste caso falo do estacionamento da EBI Santo Onofre. Compreendo quando não há lugares disponíveis e os condutores encostam-se o mais possível aos carros estacionados, mas quando há lugares vagos acontece o mesmo e ocupam as faixas de rodagem e quem quer circular é obrigado a transgredir pois existe traço continuo em toda a extensão das faixas. Mesmo chamando as pessoas à atenção das transgressões que fazem, não ligam e até são mal educados. São estes os exemplos que os filhos desta "gentinha" tem, como podemos exigir boa educação e civismo aos alunos quando o seu ambiente de vida é um de sem regras onde não se cumprem leis e se "borrifam" para os outros que as cumprem. É um verdadeiro escândalo da má educação e da falta de civismo e estou a falar de "gente" bem vestida e com grandes carrões, o que indica determinado nível de vida. Deveria de haver mais policiamento nestas alturas do dia. Garanto que se multassem quem deveriam nestas alturas, rapidamente se resolvia alguns problemas como o da falta de viaturas policiais nalguns locais do país e rapidamente se instalava a ordem obrigatória em locais públicos. Cada vez mais se cumpre menos. As Escola tem que ter acções de sensibilização nas aulas de civismo com os alunos para que estes ensinem aos pais o que quer dizer "civismo". O que responde, no meu ponto de vista à última pergunta: é mesmo hipocrisia e sobretudo estupidez natural.

    ResponderEliminar