domingo, 22 de janeiro de 2012

Má educação na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro tem um site muito enxuto e cheio de pormenores e até pode ter excelentíssimos professores, directores do melhor que há, alunos sapientíssimos e sei lá que mais... mas quem passa nas suas imediações não pode deixar de se interrogar sobre o tipo de educação que por lá se dá no que é mais básico e nada secundário: o respeito pelos outros, o civismo, as boas maneiras, o saber viver em comunidade.
A má educação dos papás já foi abordada neste blog (aqui e aqui) mas não convirá omitir a responsabilidade da escola (da sua direcção aos seus professores) no relacionamento que deve ter com a comunidade e, neste caso, no modo absolutamente selvagem como os pais, as mães e sabe-se lá que outros familiares ocupam com os seus carros a via pública, dificultam o trânsito de carros e de pessoas, entopem tudo, formam segundas e terceiras filas de estacionamento e chegam a insultar quem protesta. E apenas porque as suas crias - que decerto não acompanham nas paródias e nos desmandos nocturnos - não poden, 'tadinhas, andar uns metros a pé.
Os distintos professores da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro podem ser os melhores do mundo. Mas quando se vê o caos que reina à volta desse estabelecimento nocturno ficam-nos todas as dúvidas. Sobretudo quando se sabe como os senhores professores e as senhoras professoras gostam tanto de proclamar o seu apego à "causa pública" da educação e às criancinhas que, por via dos ordinários pais que têm, se transformam com o tempo em energúmenos egoístas e anti-sociais.

7 comentários:

  1. Que sorte tem esta juventude de hoje.Pois,eu quando frequentei essa Escola,no final da decada de 60,tinha de percorrer 20 kms por dia de bicicleta,chegando muitas vezes,todo molhado,ou com as maos congeladas.Ainda bem,que a vida melhorou.Mas realmente nesse tempo,em termos de educaçao e civismo,as coisas eram bem diferentes.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que os professores da escola não têm como funço educar os PAIS DOS ALUNOS. Por este texto, fico mesmo é com pena dos referidos professores que têm que educar alunos cujos pais são mal educados....

    ResponderEliminar
  3. Não acha que o mau estacionamento terá de ser visto pela polícia e não pela escola?
    Já se informou na polícia se a escola já pediu mais policiamento para o local? ou na câmara para saber se já foi pedido para se colocarem as sinalizações adequadas?
    A função dos professores é ensinar e transmitir as noções de civismo aos filhos e não aos pais ou às pessoas, como esta deste blog, que insultam os professores dando-lhes a culpa de tudo.
    Gostaria de saber se por acaso é pai/mãe de alguém, pois insulta tanto os pais!
    Já agora será que o acordo ortográfico alterou tanto as regras que até se chama estabelecimento nocturno a uma escola?

    ResponderEliminar
  4. A direcção da escola, e os seus professores, não podem alhear-se da realidade que os rodeia e, também nisto, devem perceber que estão sempre sob os holofotes do escrutínio público.
    Ou seja: com ou sem razão, serão sempre responsabilizados pela confusão exterior que decorre das suas actividades.
    Acredito que deviam transmitir aos alunos e no diálogo que são obrigados a manter com os encarregados de educação que é errado o comportamento dessas criaturas.
    A designação da escola como "estabelecimento nocturno" foi um lapso, talvez provocado pelo caos automobilístico que a rodeia, que me deve ter feito lembrar as noites de afluência a certos estabelecimentos nocturnos.
    E se alguém pediu alguma coisa a alguma entidade o certo é que nada se nota.

    ResponderEliminar
  5. Não entendo o porquê deste post, Visto que é contraditório.
    Pois faz a comparação de pais com “(…papás)” dizendo que são selvagens “(…modo absolutamente selvagem…)”.
    Talvez os “(…papás)” e “(… as mães e sabe-se lá que outros familiares…)” tenham alguma razão de terem mesmo de ser desorganizados de manhã, pois possam de ter de trabalhar sabe (vida social)… e não possam chegar atrasados… também como, os carros das filas de estacionamento não sejam só de quem está a usufruir do estabelecimento escolar.
    Já para não falar que os “(…ordinários pais…)” possam não ter culpa do comportamento dos filhos e sim, as companhias da escola, pois não esquecendo que os alunos podem ter amigos de fora que os levem para maus caminhos e que também que nem todos são como fala…
    Quanto á sua critica sobre os “(…os senhores professores e as senhoras professoras…)” do quanto gostam de proclamar o seu apego à "causa pública", sim podem gostar mas mostram de forma diferente deixando os alunos serem criativos e não obrigando-os a fazer algo que não queiram… posso dizer que têm dado muitas oportunidades e que a educação é umas da melhores, se vai criticar antes de saber o que se passa dentro da escola informe-se antes, ou, apenas não o faça…
    Só gostaria de saber que lhe deu o direito de se passar por critico, sim é um país livre, mas ao menos mostre a cara e identifique-se senão não coloque comentários com esta gravidade…

    ResponderEliminar
  6. O seu comentário tem um erro, Dora: não se escreve "Quanto á sua critica" mas "Quanto à sua crítica".

    ResponderEliminar
  7. Sim, só tiveste atenção ao erro e não ao importante …
    Mas, não faz mal obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar