sábado, 7 de janeiro de 2012

Um "esclarecimento" manhoso da Câmara sobre o aumento do preço da água

O Gabinete de Imprensa da Câmara das Caldas divulgou, pelo menos na "Gazeta", um "esclarecimento" sobre o aumento de 10 por cento no preço da água que omite uma questão essencial.
Por muito que a autarquia possa invocar que foi "obrigada" a fazer esse aumento e que até pode haver consumidores não afectados por ele, não é possível esconder que há mais uma série de custos metidos à força na factura de consumo da água que aumentam muito simplesmente em função do novo preço da água.
Esses elementos com a máscara de taxas são receitas próprias da Câmara (e dos Serviços Municipalizados) e servem, em teoria, para fazer reparações e manutenção. Não existe, no entanto, qualquer tipo de investimento visível na reparação e manutenção da rede de abastecimento e as rupturas (muito frequentes, o que mostra bem o estado da rede) são reparadas com algum desinteresse.
O aumento do preço da água podia ser menos pesado se essas taxas, absolutamente discricionárias, fossem aliviadas.
Ao ignorar esta questão, o "esclarecimento" da Câmara é tão manhoso como o comportamento das oposições que - por motivos que se desconhecem - nunca se preocuparam com essa multiplicação ignóbil de custos que em nada beneficia os munícipes.

1 comentário:

  1. É tudo verdade o que diz, mas falta acrescentar uma coisa: os SM só vendem menos de 50% da água que tratam, o resto são percas e desperdícios. Mas o pagode tem que pagar tudo, não é? E olhe que eu sei o que digo...

    ResponderEliminar