segunda-feira, 18 de julho de 2011

A questão da redução das freguesias: e Caldas da Rainha?

Um visitante que não se identificou deixou o seguinte comentário que recupero para um post autónomo pelo interesse que tem:
"Se os nossos governantes tivessem coragem das nossas actuais 16 freguesias do concelho das Caldas da Rainha, provavelmente teriamos metade há muito tempo. Sugestão: 1.º Freguesia Urbana : Fusão da Nossa Senhora do Pópulo com Santo Onofre (limitada ao perimetro urbano); 2.º Freguesia Santa Catarina integra a freguesia de Carvalhal Benfeito; 3.º Freguesia A dos Francos integra a freguesia Landal; 4.º Freguesia de Tornada integra as freguesias Serra do Bouro e Salir do Porto, embora para centralizar a sede da freguesia a mesma deveria ser localizada no Campo; 5.º Freguesia de Vidais integra a freguesia de São Gregório; 6.º Freguesia de Salir de Matos integra a freguesia do Coto; 7.º Freguesia da Foz do Arelho integra a freguesia do Nadadouro; 8.º Freguesia de Alvorninha era única que ficava sem mudanças. De acordo com o Censos, as novas freguesias teriam os seguintes números de residentes: 1.º Freguesia Urbana Caldas da Rainha: 27.429 2.º Freguesia Santa Catarina: 4.302 3.º Freguesia A dos Francos: 2.734 4.º Freguesia Tornada/Campo: 5.026 5.º Freguesia Vidais: 2.049 6.º Freguesia Salir Matos: 3.919 7.º Freguesia Foz do Arelho: 3.209 8.º Freguesia Alvorninha: 2.977 As nossas freguesias não têm dinheiro e quase não têm poderes para quase nada. Talvez deste meio as freguesias tivessem meios financeiros para actuarem. Isto iria originar guerras de palavras entre as povoações? Sim. Mas à excepção de alguns grupos de interesses que existem em todas as freguesias, a maior parte da população (90%) da freguesia não está nada interessada se vão passar de uma freguesia para outra freguesia. Isto deveria ocorrer não só nas Caldas da Rainha, mas também em todos os concelhos de Portugal."
A este comentário - achando essencial o debate sobre este tema e a reorganização da estrutura autárquica do país - acrescentaria uma observação de pormenor e uma dúvida:
- A designação das freguesias que resultem de freguesias já existentes deverá, como na proposta relativa a Lisboa, ser diferente das que existem. Nesta proposta, a freguesia onde resido mantém a sua designação (que, aliás, nem acho especialmente simpática) mas há duas freguesias (Nadadouro e Serra do Bouro) que perdem essa identidade.
- Há concelhos (mais extensos do que Caldas da Rainha, claro) onde a fusão de freguesias pode afastar as juntas de freguesia, se não houver serviços mais localizados, da população e serão os residentes idosos, e de mais dífícil mobilidade, os mais prejudicados.
Os leitores estão, desde já, convidados a contribuir para este debate.

1 comentário:

  1. Eu,nao estou de acordo com isso.Quantos tachinhos se iriam perder?
    nao venham para aqui dar palpites,deixem estar a coisa do mesmo jeito,pois todos precisamos de viver,as brutas vivendas,os bons carros e as ferias em Punta Cana, ou Riviera Maia,tem de ser pagas.Nao inventem.

    ResponderEliminar