quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Reforma das freguesias: já começou... mesmo contra os actuais autarcas, que querem manter os lugares

O "Jornal das Caldas" fornece, esta semana, informações importantes sobre o processo de reforma das freguesias que já permitem fazer um ponto de situação e perceber que o processo parece estar a dar os primeiros passos.
Com chamada na primeira página e estando o tema diluído no interior, ficamos a saber que existe um documento (da autoria do economista David Leal, proposto pelo próprio em Outubro do ano passado) que aponta passos em concreto no sentido da redução de 16 freguesias nesta concelho para 10:
"O estudo aponta a fusão da freguesia de Landal com A-dos-Francos. S. Gregório com Vidais. Santo Onofre com Nossa Senhora do Pópulo, considerando que só deveria haver uma freguesia urbana nas caldas da Rainha. Salir do Porto deve-se unir à Serra do Bouro ou a Tornada, considerando que pode haver a fusão destas três freguesias. Apesar da rivalidade que já ouviu haver entre a freguesia da Foz do Arelho e Nadadouro, não vê outra forma melhor do que unir estas duas. Para a freguesia do Coto propôs a fusão com Salir de Matos. Outra alternativa assente no estudo é unir o Coto mais Nossa Senhora do Populo mais Santo Onofre. Quanto a Tornada, recomenda que os limites da freguesia de Tornada sejam mantidos como até hoje. Alvorninha, Carvalhal Benfeito e Santa Catarina por terem a distância da sede do concelho superior a 10 quilómetros, recomenda que fiquem como estão."
É uma proposta (a que só agora vi referência, já depois de ter escrito isto) interessante, racional e razoável.
A Câmara conhece-a, parece que quem foi ao encontro promovido por grupos de cidadãos no sábado passado também a ficou a conhecer, e os partidos também a receberam.
E é no mesmo jornal que ficamos a saber que um já se pronunciou. O PCP não gosta. E porquê? porque "o estudo é feito à medida dos interesses do Governo". E chega, como justificação. Já faltou mais para termos de chegar à conclusão de que tudo aquilo de que o PCP não gosta é que é de aproveitar.
Também ficamos a saber (na desenvolvida notícia do "Jornal das Caldas" sobre o encontro dos independentes) que os autarcas são "contra a reforma das freguesias". É interessante como isto vai ao encontro do que eu escrevi aqui e que é óbvio: são aqueles que estão em funções nos órgãos autárquicos, com benefícios óbvios a nível pessoal, que não querem a reforma das freguesias.
Quanto ao povo não se sabe mas os autarcas, que têm medo de perder o "tacho", não querem. Pensam nos seus próprios interesses, apenas. Era bom que se calassem, que saíssem da frente e que entregassem ao povo as decisões sobre a matéria se não conseguem ter a devida independência de espírito (e de vida...) para prescindirem das benesses oficiais.
Até porque a causa deles está perdida. Veja-se, ainda no mesmo jornal, como em Peniche já houve acordo para a redução de freguesias: de três urbanas para uma, mantendo as três freguesias rurais.
Qual será o concelho que se segue?

1 comentário:

  1. http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2012/01/19/fusao-de-freguesias-nas-caldas-motiva-queixas/comment-page-1/#comment-26670

    Atenção ao comentario efectuado por David Leal à rejeição do Partido Comunista de fusão de freguesias.

    ResponderEliminar