quarta-feira, 2 de maio de 2012

As eleições autárquicas de 2013 (4)

É possível que nenhum concelho tenha freguesias a mais. Maior ou menor, talvez fosse ideal ter uma junta de freguesia bem equipada, com os seus membros eleitos e os seus funcionários ao dispor da população, de uma forma ou de outra, durante o dia todo, talvez mesmo durante a noite em casos de pessoas mais fragilizadas que moram sozinhas.
Mas uma coisa é o ideal e outra é a realidade. E o certo é que as freguesias deste concelho, como dos outros, devem diminuir em número e algumas delas devem ser agregadas a outras. Sem constrangimentos, com os presidentes das juntas a exercerem a necessária humildade democrática para não nos fazerem pensar que encaram as juntas como coisa sua e os seus bens imóveis e móveis como seus.
Seria desejável que os partidos, os próprios órgãos autárquicos e os cidadãos em geral participassem nesse debate e em torno de propostas racionais.
Como não sei o que vai acontecer e ainda não vi ninguém a abordar o tema com a amplitude com que ele deve ser abordado, aqui ficam quatro pontos com que contribuo para esse debate (as freguesias do concelho têm um mapa aqui).

1 - As oito freguesias do interior (Salir de Matos, Carvalhal Benfeito, Santa Catarina, Alvorninha e Vidais, São Gregório, A-dos-Francos e Landal) devem passar a cinco;

2 - A cidade deve ter uma só freguesia, sendo agregadas as freguesias de Santo Onofre e de Nossa Senhora do Pópulo;

3 - No litoral tem de existir uma única freguesia (atendendo à importância de que se reveste a frente atlântica) que agregue Salir do Porto (e, se possível, São Martinho do Porto), Serra do Bouro, Foz do Arelho e o Nadadouro e com a designação de freguesia do Mar Atlântico;

4 - A freguesia do Coto deve ser agregada à freguesia da Tornada.

Estejam os meus leitores à vontade para se pronunciarem.

2 comentários:

  1. Não concordo com a freguesia "Mar Atlântico". Eu propunha juntar a Foz com o Nadadouro e Salir com a Serra. Se São Martinho mudasse para Caldas, então ai propunha Foz - Nadadouro - Serra e Salir - São Martinho. Caso contrário ficaria uma freguesia demasiado grande que, dado o histórico do concelho, faria pender tudo para a Foz em detrimento das restantes. Acredito que nesse caso São Martinho ficaria pior nas Caldas do que em Alcobaça.

    ResponderEliminar
  2. Concordo que as freguesias devem juntar-se. Em tempo de crise faz todo sentido. Importante será também que as freguesias fiquem bem representadas por presidentes interessados no desenvolvimento e na representação de todos os que fazem parte da sua freguesia. Infelizmente isso não se tem verificado nalgumas freguesias. Penso que com estas "uniões" interesses próprios não serão tão propícios.

    ResponderEliminar