quinta-feira, 8 de março de 2012

Que é feito do projecto imobiliário do Plano de Pormenor da Estrada Atlântica?

Há um ano foi aprovado pela Assembleia Municipal o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica, que alterava as normas para uma extensa zona natural pertencente às freguesias da Serra do Bouro e da Foz do Arelho que não era urbanizável.
O propósito desta alteração foi o de permitir a construção de um imenso projecto imobiliário a ocupar 275 hectares de terreno e para o qual haveria um investimento de 300 milhões de euros.
As obras começariam em 2013.
Até 2021 estariam construídos um "spa", um hotel e "um primeiro aldeamento".
As obras estariam totalmente concluídas em 2041.
As empresas envolvidas no projecto, representando investidores anónimos, não se apresentaram (este blog mostrou quem elas eram) e quem deu a cara foi o presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro, que achou ser ético representar simultaneamente os investidores que compraram e queriam comprar terrenos na Serra do Bouro e os residentes na Serra do Bouro que quase foram obrigados a pôr os seus terrenos à venda.
Os partidos mostraram-se excitados com o projecto, porque em teoria o concelho poderia ganhar alguma coisa com esse empreendimento e porque, na prática, talvez esperassem receber alguma coisa dos promotores.
Um ano depois nada aconteceu.
A área delimitada pelo Plano de Pormenor continua pejada de detritos, rebanhos e caçadores e com zonas ardidas.
Os promotores e os investidores do projecto imobiliário continuam sem se apresentarem.
Não há uma única informação, por parte dos promotores, sobre o projecto que tinham.
A Câmara e os partidos políticos, como já é costume, fazem agora de conta que nunca souberam de nada.
Daqui por um ano voltaremos a falar no assunto. Só para que ninguém se esqueça.

Tudo o que foi publicado neste blog sobre o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica (incluindo sobre os seus "homens sem rosto" e as empresas e pessoas envolvidas) pode ser lido aqui.

7 comentários:

  1. Com tantas críticas por tudo quanto é sítio,nunca se viu ainda criticar o estado em que se encontra a estrada que vai da pedreira até Salir do Porto,mais propiamente próximo de um aviario desativado.Trepidação terrível para os carros,dado o mau estado do piso.Será que a dita,não tem dono,ou será uma estrada do Reino de Marrocos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os responsáveis da CMCR,"dizem" que está previsto asfaltar esta ligação e colocar faixas "cicláveis". Esperemos, isto aconteça antes de começarem a construir junto das bermas, como os nossos autarcas tanto gostam!!

      Eliminar
    2. Vão tapando os buracos com pás de alcatrão que sai ao fim de 2 - 3 dias, e julgam que com isso tapam também os olhos às populações. Para mim e para os meus carros que lá passam todos os dias por falta de alternativas viáveis é pena que não haja eleições este ano. Era ver o Sr. Presidente da Junta de Salir todo empolgado a tratar do assunto, quando agora insulta e ofende quem se lhe atreve a falar do assunto.

      Eliminar
  2. Um bocadinho mais a esquerda quem está virado para o Oeste(como convem)o cenário é igual. Os AUTARCAS são a pior herança do 25 de Abril. As pedreiras e respectivos camiões depositam nas faixas de rodagem, sem qq controlo, detritos que continuarão a provocar mortes inocentes e que ninguem contabiliza nem previne.

    ResponderEliminar
  3. Quanto mais tapam os buracos pior é a trepidação para os carros e as oficinas agradecem.Os presidentes de Junta,por onde esta estrada passa,não têm uma palavra a dizer?
    Onde é que eles estão.Se cortassem uma fatia do orçamento do carnaval,ia dando para reparar a dita estrada que está num estado lastimável.
    É uma estrada do terceiro mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os presidentes de junta estão a fingir que não sabem e a insultar quem os questiona. Pelo menos o de Salir... é pena não haver eleições, se bem que até esse poleiro se vai acabar em breve.

      Eliminar