terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tractores: mais outro que morre

É possível que este novo acidente mortal com um tractor, que por acaso teve direito a chegar à primeira página do "Diário de Notícias" on line, tenha desta vez (e por isso mesmo) maior repercussão.
É mais um caso, de entre os muitos que se registam todos os anos pelo país fora (e já aqui escrevi sobre eles) e que têm, pelo menos, uma causa: a imprevidência e a despreocupação dos próprios condutores.
Os tractores, máquinas pesadas e que não têm ou às quais são retirados os arcos de protecção que poderiam dificultar o esmagamento dos condutores em caso de capotamento, não se fizeram para servir de viaturas todo-o-terreno nem para andar a subir e a descer terrenos desnivelados e caminhos e estradas de grande inclinação. Apesar de serem pesadas e largas, estas viaturas não têm a estabilidade nem as condições de segurança dos veículos automóveis. E é fácil de perceber como podem "entornar-se" e, com elas, os seus condutores que os conduzem com o ar mais despreocupado deste mundo.
Este é um dos casos onde é mais importante a responsabilidade individual do que a legislação. Mas o que prevalece é a irrresponsabilidade. E quanto ao papel preventivo que as autoridades de trânsito podem ter... é costume: zero.

Sem comentários:

Enviar um comentário