quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ainda sobre a questão do anonimato

Há cerca de dois meses, expliquei aqui a minha opção de manter anónima a autoria deste blog. Hoje, ao cabo de quase 360 posts e cerca de 6600 visualizações desde o início, não tenho razão nenhuma para alterar a minha posição.
Nos últimos dias, coincidindo com posts mais críticos relativos a um presidente de Junta de Freguesia, o meu blog começou a ser invadido por comentários assinados com um pseudónimo óbvio por uma pessoa que, utilizando o nome de outro político, lançou diversos ataques ao autor deste blog e, estranhamente, a uma pessoa que não era, nem é, o autor do meu blog e com quem o autor desses comentários parece ter uma "guerra" particular ou política, metendo-me e ao meu blog na polémica.
Esta ofensiva, apesar de idiota, obrigou-me a publicar este esclarecimento e a activar o mecanismo da moderação de comentários depois de eliminar os dislates que, vindos dessa zona, aterraram no meu blog.
Pensando que a ofensiva criatura percebera o meu ponto de vista, libertei a publicação de comentários... e lá vieram pousar mais comentários maníacos, oriundos da mesma fonte, que não aceito aqui e que tive de andar outra vez a eliminar. Mantendo, no entanto, a liberdade de publicação de comentários para benefício dos leitores "normais".
E enquanto espero, para ver se a criatura aprendeu a lição, quero apenas acrescentar que considero natural a existência de comentários anónimos como contrapartida do anonimato em que me mantenho. Numa lógica que para mim é claríssima: se não assino o que publico, tenho de aceitar que há pessoas que comentem o que publico sem também assinar.
É claro que, assim, ficamos iguais mas, como na velha história, há quem seja mais "igual" do que os outros e eu sou-o: como proprietário do blog, posso eliminar os comentários (quando, repito, eles forem despudoramente injuriosos, completamente idiotas e visarem malevolamente outras pessoas) e quem comenta não pode eliminar os meus posts.
Espero que a idiota criatura perceba isto e que não provoque a fúria divina...

Sem comentários:

Enviar um comentário